O MÉTODO

CURSO PRÁTICO PARA VOLUNTÁRIOS DE AÇÃO HUMANITÁRIA é totalmente on-line  com a possibilidade de um complemento prático (não obrigatório e conferindo certificação própria).

O curso é composto por módulos de 3 horas, em que um especialista aborda os principais tópicos de determinada temática, de modo a sensibilizar o formando para as principais áreas e conceitos da Intervenção e Ação Humanitária. Esta abordagem de sensibilização deverá ser complementada por autoestudo por parte do formando (através da literatura de apoio fornecida através da plataforma EAD) e também pela frequência de formação complementar de especialização que, cada um, conforme o seu interesse e âmbito de especialização, frequentará no futuro.

Este núcleo será composto por sessões de 3 horas (das 21:00 às 00:00) em dias úteis, numa média de 2 sessões semanais.

Todas as sessões serão gravadas ficando a gravação disponível para visualização (em exclusivo para os alunos inscritos) por 30 dias após o final da aula de modo a que, quem não conseguiu estar presente em direto ou queira rever a aula, o possa fazer.

Para quem quiser (não é obrigatório) poderão complementar o curso com uma formação prática e presencial, o WITH - WARZONE INTERVENTION TRAINING FOR HUMANITARIANS, que decorrerá em ambiente imersivo, e em que os participantes, durante 3 dias, serão inseridos num contexto o mais realista possível de campo, onde, em "bancas temáticas" serão abordados, com um método muito prático, temas fundamentais à vivência e prática como Voluntário em Ação Humanitária em zonas de conflito.




OBJETIVOS DO CURSO

Dotar os formandos de conceitos e conhecimentos assim como métodos, ferramentas e boas práticas que lhes permitam atuar como voluntários em missões de ação humanitária nos mais diversos contextos e circunstâncias, segundo os padrões nacionais definidos pelo CASES e os princípios internacionais definidos pelo UNITAR - Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (United Nations Institute for Training and Research) e pelo UNDSS - Departamento de Segurança e Proteção das Nações Unidas (United Nations Department for Safety and Security).


OS CONTEÚDOS

Os melhores conteúdos, baseados nas mais prestigiadas instituições internacionais, ministrados pelos melhores especialistas, orientados para a prática e para o "mundo real" fazem deste curso uma mais valia na vida de cada aluno e de todos os que com ele se relacionam!


1. INTRODUÇÃO AO CURSO - Rui Alberto Silva

  • Apresentação do Corpo Docente;
  • Apresentação dos formandos
  • Plano do Curso
  • Sistema de Avaliação e Certificação

2. INTERVENÇÃO HUMANITÁRIA: CONCEITOS E PRINCÍPIOS - Rui Alberto Silva

  • Conceitos de Ação Humanitária;
  • Vários conceitos aplicados à Ação Humanitária (vítima, catástrofe, emergência, conflito, etc.);
  • Contínuo de magnitude;
  • Fases da intervenção Humanitária.

3. O AGENTE HUMANITÁRIO NO CONTEXTO DA AÇÃO HUMANITÁRIA INTERNACIONAL - Graziela Camargo 

  • Definição de Agente Humanitário;
  • O estatuto do Agente Humanitário segundo as convenções internacionais;
  • A acção do Agente Humanitário nas estruturas nacionais e supraestruturas de Ação Humanitária Internacional;
  • Direitos e garantias do Agente Humanitário em acção. 

4. ÉTICA E CÓDIGO DE CONDUTA DOS VOLUNTÁRIOS EM AÇÃO HUMANITÁRIA - Ana Paula Nunes (em regime de voluntariado)

  • A importância da ética e da conduta em ação humanitária;
  • Os 7 princípios de Dunant;
  • Código de conduta dos voluntários das Nações Unidas;
  • Código de Conduta dos voluntários do Comité Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho.

5. INTERVENÇÃO EM VíTIMAS - Rui Alberto Silva

  • Definição de vítima;
  • Vítimas cólunes;
  • Vítimas incólumes;
  • Princípios de triagem (física e psicológica);
  • Princípios básicos de intervenção;


6. PÚBLICOS VULNERÁVEIS E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES - Gabriela Salazar

  • Definição de Público vulnerável,
  • Principais vulnerabilidades no contexto da Ação Humanitária;
  • Princípios de igualde de oportunidades;
  • Implementação de políticas de igualdade e não discriminação;
  • Práticas preventivas e promotoras de igualdade de oportunidades e não discriminação.

7 . PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ATUAÇÃO - Rui Alberto Silva

  • Definição de âmbito de atuação;
  • Carência vs necessidade;
  • Definições e parâmetros de carências básicas;
  • A hierarquia de necessidades;
  • Colmatação progressiva de carência e necessidades.


8. DIREITO HUMANITÁRIO INTERNACIONAL - Cárina Soares

  • Definição de Direito Humanitário Internacional;
  • Principais Declarações, Convenções e Tratados do Direito Humanitário Internacional;
  • Órgãos de fiscalização e aplicação do Direito Humanitário Internacional.


9. INTEGRAÇÃO NUMA MISSÃO - Gabriela Salazar

  • Inclusão e trabalho em equipa;
  • Comunicação assertiva;
  • Gestão do stress;
  • Gestão de conflitos;
  • Deteção e gestão de Síndrome de Burnout.


10. TIPOS DE MISSÃO E NECESSIDADES ESPECÍFICAS - Rui Alberto Silva

  • Tipos de eventos (de causa natural, de causa humana, ambientais, conflitos armados, etc.)
  • Tipo de intervenção por tipo de evento;
  • Necessidades para cada tipo de evento;
  • Avaliação de risco e ameaça para cada tipo de evento;
  • Tipologias de equipa de intervenção segundo as necessidades.


11. PREPARAÇÃO DE UMA MISSÃO - Rui Alberto Silva

  • Adequação do voluntário à missão;
  • Avaliação de risco da missão;
  • Condição física;
  • Condição psicológica;
  • Seleção da missão e da organização;
  • Ações necessárias (documentais, profilaxia, legais, etc.)

12 - DA TEORIA À PRÁTICA - Rui Alberto Silva

Neste módulo os formadores apresentarão alguns casos práticos, baseados em acontecimentos reais, em que os formandos discutirão a forma mais assertiva e correta, segundo as normas abordadas durante o curso, para as resolver.


AVALIAÇÃO

O curso será avaliado por um teste de múltipla escolha (20 questões com 4 hipóteses de resposta cada) para ser realizado em 45 minutos. O teste tem 3 hipóteses de realização. 

Este teste poderá ser complementado por outros métodos de avaliação específicos a definir.

Tendo sido aprovado no teste, o aluno receberá o seu certificado de conclusão que inclui a classificação final obtida como uma média aritmética de todas as componentes avaliativas.

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