O MÉTODO

O CURSO PRÁTICO PARA VOLUNTÁRIOS DE AÇÃO HUMANITÁRIA é totalmente on-line com a possibilidade de um complemento prático (não obrigatório e conferindo certificação própria).
O curso é composto por módulos de 3 horas, em que um especialista aborda os principais tópicos de determinada temática, de modo a sensibilizar o formando para as principais áreas e conceitos da Intervenção e Ação Humanitária. Esta abordagem de sensibilização deverá ser complementada por autoestudo por parte do formando (através da literatura de apoio fornecida através da plataforma EAD) e também pela frequência de formação complementar de especialização que, cada um, conforme o seu interesse e âmbito de especialização, frequentará no futuro.
Este núcleo será composto por sessões de 3 horas (das 21:00 às 00:00) em dias úteis, numa média de 2 sessões semanais.
Todas as sessões serão gravadas ficando a gravação disponível para visualização (em exclusivo para os alunos inscritos) por 30 dias após o final da aula de modo a que, quem não conseguiu estar presente em direto ou queira rever a aula, o possa fazer.
Para quem quiser (não é obrigatório) poderão complementar o curso com uma formação prática e presencial, o WITH - WARZONE INTERVENTION TRAINING FOR HUMANITARIANS, que decorrerá em ambiente imersivo, e em que os participantes, durante 3 dias, serão inseridos num contexto o mais realista possível de campo, onde, em "bancas temáticas" serão abordados, com um método muito prático, temas fundamentais à vivência e prática como Voluntário em Ação Humanitária em zonas de conflito.
OBJETIVOS DO CURSO
Dotar os formandos de conceitos e conhecimentos assim como métodos, ferramentas e boas práticas que lhes permitam atuar como voluntários em missões de ação humanitária nos mais diversos contextos e circunstâncias, segundo os padrões nacionais definidos pelo CASES e os princípios internacionais definidos pelo UNITAR - Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (United Nations Institute for Training and Research) e pelo UNDSS - Departamento de Segurança e Proteção das Nações Unidas (United Nations Department for Safety and Security).
OS CONTEÚDOS
Os melhores conteúdos, baseados nas mais prestigiadas instituições internacionais, ministrados pelos melhores especialistas, orientados para a prática e para o "mundo real" fazem deste curso uma mais valia na vida de cada aluno e de todos os que com ele se relacionam!

1. INTRODUÇÃO AO CURSO - Rui Alberto Silva
- Apresentação do Corpo Docente;
- Apresentação dos formandos
- Plano do Curso
- Sistema de Avaliação e Certificação
2. INTERVENÇÃO HUMANITÁRIA: CONCEITOS E PRINCÍPIOS - Rui Alberto Silva
- Conceitos de Ação Humanitária;
- Vários conceitos aplicados à Ação Humanitária (vítima, catástrofe, emergência, conflito, etc.);
- Contínuo de magnitude;
- Fases da intervenção Humanitária.
3. O AGENTE HUMANITÁRIO NO CONTEXTO DA AÇÃO HUMANITÁRIA INTERNACIONAL - Graziela Camargo
- Definição de Agente Humanitário;
- O estatuto do Agente Humanitário segundo as convenções internacionais;
- A acção do Agente Humanitário nas estruturas nacionais e supraestruturas de Ação Humanitária Internacional;
- Direitos e garantias do Agente Humanitário em acção.
4. ÉTICA E CÓDIGO DE CONDUTA DOS VOLUNTÁRIOS EM AÇÃO HUMANITÁRIA - Ana Paula Nunes (em regime de voluntariado)
- A importância da ética e da conduta em ação humanitária;
- Os 7 princípios de Dunant;
- Código de conduta dos voluntários das Nações Unidas;
- Código de Conduta dos voluntários do Comité Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho.
5. INTERVENÇÃO EM VíTIMAS - Rui Alberto Silva
- Definição de vítima;
- Vítimas cólunes;
- Vítimas incólumes;
- Princípios de triagem (física e psicológica);
- Princípios básicos de intervenção;
6. PÚBLICOS VULNERÁVEIS E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES - Gabriela Salazar
- Definição de Público vulnerável,
- Principais vulnerabilidades no contexto da Ação Humanitária;
- Princípios de igualde de oportunidades;
- Implementação de políticas de igualdade e não discriminação;
- Práticas preventivas e promotoras de igualdade de oportunidades e não discriminação.
7 . PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ATUAÇÃO - Rui Alberto Silva
- Definição de âmbito de atuação;
- Carência vs necessidade;
- Definições e parâmetros de carências básicas;
- A hierarquia de necessidades;
- Colmatação progressiva de carência e necessidades.
8. DIREITO HUMANITÁRIO INTERNACIONAL - Cárina Soares
- Definição de Direito Humanitário Internacional;
- Principais Declarações, Convenções e Tratados do Direito Humanitário Internacional;
- Órgãos de fiscalização e aplicação do Direito Humanitário Internacional.
9. INTEGRAÇÃO NUMA MISSÃO - Gabriela Salazar
- Inclusão e trabalho em equipa;
- Comunicação assertiva;
- Gestão do stress;
- Gestão de conflitos;
- Deteção e gestão de Síndrome de Burnout.
10. TIPOS DE MISSÃO E NECESSIDADES ESPECÍFICAS - Rui Alberto Silva
- Tipos de eventos (de causa natural, de causa humana, ambientais, conflitos armados, etc.)
- Tipo de intervenção por tipo de evento;
- Necessidades para cada tipo de evento;
- Avaliação de risco e ameaça para cada tipo de evento;
- Tipologias de equipa de intervenção segundo as necessidades.
11. PREPARAÇÃO DE UMA MISSÃO - Rui Alberto Silva
- Adequação do voluntário à missão;
- Avaliação de risco da missão;
- Condição física;
- Condição psicológica;
- Seleção da missão e da organização;
- Ações necessárias (documentais, profilaxia, legais, etc.)
12 - DA TEORIA À PRÁTICA - Rui Alberto Silva
Neste módulo os formadores apresentarão alguns casos práticos, baseados em acontecimentos reais, em que os formandos discutirão a forma mais assertiva e correta, segundo as normas abordadas durante o curso, para as resolver.
AVALIAÇÃO
O curso será avaliado por um teste de múltipla escolha (20 questões com 4 hipóteses de resposta cada) para ser realizado em 45 minutos. O teste tem 3 hipóteses de realização.
Este teste poderá ser complementado por outros métodos de avaliação específicos a definir.
Tendo sido aprovado no teste, o aluno receberá o seu certificado de conclusão que inclui a classificação final obtida como uma média aritmética de todas as componentes avaliativas.
