
INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM EMERGÊNCIAS E DESASTRES
EPI - Basic
ON-LINE
5, 10 e 12 de Janeiro 2023 (das 21h00 às 00h00)
Operacionais de Socorro, Auxílio e Emergência (Pré-, Intra- e Extra-Hospitalar), assim como Técnicos ou Gestores de Emergência e Técnicos de Intervenção Psicossocial encontram neste curso ferramentas necessárias para apoiar no melhor cumprimento da missão quando as circunstâncias implicam acalmar quem está destabilizado por ter vivido ou assistido a um incidente crítico.
Ter mais conhecimentos sobre comunicação de suporte (com vítimas e vítimas incólumes) é uma das formas que serão abordadas para melhor chegar a quem necessita de ajuda.
Saber dar o suporte ajustado às circunstâncias específicas é um desafio diário, nas diferentes facetas da vida: como profissional, como indivíduo ou como membro da sociedade onde se encontra integrado.
Muitas são as vezes em que, o que se diz ou faz, apesar de ser num contexto desafiante, pode ser indutor de maior carga emocional devido ao desconhecimento, inaptidão para lidar com situações complexas e de natureza mais emotiva.
Este curso dirige-se a quem quer saber mais sobre uma eficaz e eficiente gestão do stress decorrente de situações com carga potencialmente traumática, de modo a que, o regresso à nova normalidade, seja feito com o menor dano possível e num curto espaço de tempo.
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
No final da formação, os alunos deverão ter automatizados actos a ser executados, durante ou após a ocorrência de um evento disruptivo de vida, para que (quando necessários) surjam intuitivamente e que sejam eficazes na ajuda a quem está em sofrimento.
Os objectivos são:
1. Consciencializar os formandos para o facto de que, qualquer relação de ajuda em situações críticas, tem uma "carga" emocional.
2. Avaliar uma reacção aguda de ansiedade, para promover a adequada estabilização emocional.
3. Psicoeducar sobre sinais e sintomas de stress, de modo a que o formando transmita serenidade a quem necessita de suporte emocional, durante ou após um momento crítico.
4. Analisar a rede de suporte baseada nos recursos comunitários, dado que pode ser útil para quem passou por um evento crítico, de forma a saber referenciar o melhor possível.
5. Dever de autocuidado e noção de limites que cada um tem de ter presente antes, durante e após a prestação de resposta de emergência.
6. Reconhecer necessidade na equipa ou no próprio, sinais ou sintomas, que impliquem realizar debriefing, sob orientação de um técnico de saúde mental.
PÚBLICO ALVO
Operacionais de Socorro, Auxílio e Emergência (Pré-, Intra- e Extra-Hospitalar), assim como Técnicos ou gestores de emergência e Técnicos de Assistência Social que pretendam ter mais conhecimento, teórico e prático, sobre comunicação de suporte (com vítimas e vítimas incólumes), saber mais sobre uma eficaz e eficiente gestão do stress decorrente de eventos críticos e como podem contribuir para a estabilização da situação.
CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO
1. Stress: definição, conceitos enquadradores e modelo compreensivo;
2. Estratégias de gestão de stress: relaxamento respiratório, relaxamento muscular, grounding, estabilização emocional, distração cognitiva;
3. Autocuidado e cuidado da equipa: estratégias e sensibilização para o debriefing;
4. Primeiros Socorros Psicológicos: protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS): Look-Listen-Link
DURAÇÃO DA FORMAÇÃO
9 horas (3 sessões síncronas das 21:00 às 00:00).
CERTIFICAÇÃO
Esta formação atribui o certificado de EMERGENCY PSYCHOLOGICAL INTERVENTION - BASIC, emitido pela ISO-SEC.
REGÊNCIA
Susana Gouveia
ASSISTENTES AGREGADOS
Gabriela Salazar
INCLUI
- Certificado ISO-SEC;
- Manual de formação (digital);
- Acesso à Plataforma ISO-SEC onde pode encontrar uma vasta literatura de Apoio.
PREÇO DA FORMAÇÃO: 60€
PREÇO DA FORMAÇÃO PARA ALUNOS VIA: 48€ (20% desconto)